"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 10 de março de 2010

Termelétrica inaugurada em Cubatão

A Usina Termelétrica Euzébio Rocha, construída em Cubatão será inaugurada hoje pelo presidente Lula, na cerimônia ainda estarão presentes os ministros Edison Lobão e Dilma Roussef, além do presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli.


A usina foi construída dentro da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC) e será responsável pelo abastecimento de energia da própria Petrobrás, além de revender o excesso de eletrecidade que não vai utilizar.

A capacidade de geração da termoelétrica será de 208 MW e 415 toneladas diárias de vapor a partir da queima de 1,2 milhão de metros cúbicos (m3) de gás natural.

A refinaria deverá consumir 47 MW e o excedente será colocado à disposição do sistema nacional, que obviamente pagará por isto. A construção da Termelétrica Euzébio Rocha demandou investimento de R$ 1,032 bilhão e faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Com funciona uma termoelétrica?

Usinas termoelétricas são instalações industriais que geram energia através da queima de combustíveis fósseis.

Uma caldeira com água é aquecida, essa água se transforma em vapor, que com sua força movimenta as pás de uma turbina responsável por movimentar o gerador.

A maneira de aquecer essa caldeira é feita a partir da queima dos combustíveis fósseis (gás natural, carvão ou óleo). Quando queimados estes combustíveis liberam gases responsáveis pelo efeito estufa.(Outra forma de conseguir esse aquecimento é utilizando energia nuclear, através da quebra do urânio.)

Depois de ter movimento essas turbinas o gás é enviado para um condensador onde é resfriado, transformado em água que volta para a caldeira onde inicia um novo ciclo.

E o que a gente ganha com isso?

Mais de R$ 1 bilhão foi destinado a uma obra que vai sim trazer a aceleração: a aceleração do aquecimento global, a aceleração dos lucros de uma minoria que se empenha na destruição ambiental como fonte única de renda e a aceleração da estupidez humana compactuando com escolhas erradas feitas por décadas e mantidas por nós até hoje.





2 comentários:

chrysocyon brachyurus disse...

Pois é...Por que não foi investido esse dinheiro em energia solar?

Mariana MT disse...

Para citar apenas uma possibilidade. Como você falou: eles querem reviver Cubatão dos anos 80 e 90.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...