"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Chove chuva...

Mais uma vez a chuva não pára. Leva com ela o que estiver na frente. É o ciclo da natureza, um ciclo que além de não entendermos, também não respeitamos e ainda assim, queremos achar culpados! Como nossa arrogância nos impede de assumir nossa culpa, pautada pela forma como construímos o progresso, preferimos acreditar que a natureza se vinga.

Não a natureza não se vinga! Ela não se resume aos sentimentos baixos, que somente nós: os humanos, sabemos sentir! A natureza continua fluindo, morrendo, renascendo numa harmonia invejável, que nunca conseguiremos aplicar, seguindo estes modelos de desenvolvimento atual.

Construir casas em encostas, em morros, as margens do rio e culpar a natureza por uma suposta vingança é uma ignorância descomunal.

Assim como petrificar constantemente as cidades do mundo inteiro e estranhar as enchentes que assolam estas mesmas cidades.

Uma estupidez leva a outra e quem leva a fama é a natureza.

 
Praia do Góes

Na praia do Góes, no Guarujá, os moradores ficaram ilhados, quem está lá não sai, quem está fora não entra. A culpa é da chuva e da maré...já que a Codesp não confirmou que o resultado da dragagem do Porto de Santos despejada lá, tenha ligação com o que está acontecendo.

São Pedro: a culpa é sua! Vamos te julgar e talvez te condenar! Mas fique tranquilo a justiça dos humanos, principalmente dos humanos brasileiros costuma além de tardar, falhar também. Contrate um bom advogado, de preferência  da cúpula da OAB e terá os seus crimes perdoados...

Porque a dragagem do Porto de Santos não vai párar, ainda mais agora com o petróleo do pré-sal. Mais portos serão construídos, mais resíduos de dragagem depositados em várias outras praias brasileiras...e mais do teórico e suposto crescimento que surge junto com estas megaconstruções: mais ocupações irregulares, mais lixo, mais esgoto...muito mais destruição.

 
E a culpa vai continuar sendo da natureza...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...