"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 19 de novembro de 2011

É, literalmente, a gota d´ água...




Porque a construção de Belo Monte a as alterações do Código Florestal são definitivamente a gota d´água.



Muitos classificam quem participa e atua em ações cyberativistas de revolucionários de poltrona. Mas como a grande parte das pessoas que vota, usa esse teórico direito para alimentar uma vasta gama de homens corruptos e incapazes, não nos sobra muitas alternativas de revolução de verdade. Enquanto elegermos os mesmos canalhas de sempre...o retorno virá desta mesma forma suja. Eles mandam e nós obedecemos.

Campanhas como a gota d´ água, servem para mobilizar pessoas, que isoladamente, não conseguem manifestar sua indignação e insatisfação com a postura e medidas tomadas por quem rege o país.

Por isso, apesar de continuar sentada em frente a este teclado, acredito que esta seja uma das poucas formas disponíveis para mandar o nosso recado aos que estão lá em cima assistindo nossas tragédias de braços cruzados.

O Movimento Gota D´ Água tem esse objetivo. Reunir através de um abaixo assinado, todas as pessoas descontentes com a polêmica construção de Belo Monte, já tão abordada por aqui.

Entre no site do movimento, leia o manifesto e abaixo assinado e assine a petição, que até este momento, já conta com o número de mais de 700.000 pessoas - eles buscam pelo menos 1 milhão de assinaturas, antes de enviarem toda a lista de assinantes a presidente do Brasil.

Assim como outro movimento, estampado por vários famosos artistas da grande mídia, que resolveram sair do confortável papel de atores globais para tomarem  partido.

É bastante otimista ver artistas, os quais estamos acostumados a ver em comerciais capitalistas, vendendo produtos que não usam e serviçoes que não utilizam, desta vez em outros tipos de mídia - como a internet - falando como e porquê pensam.

Infelizmente, apenas desta maneira, analfabetos políticos de toda a ordem despertam para a realidade de seu próprio país. Infelizmente, porque não deveríamos começar a pensar e refletir, apenas depois de ver um galã global registrar sua opinião.

Antes de ver o Rodrigo Santoro, enumerando suas razões para repudiar o novo código florestal, no movimento #florestafazadiferença, cada brasileiro, já deveria ter a obrigação de pelo menos entender o que está se passando neste nosso congresso.



Mas enfim...nesse nosso modelo de vida torto, há que ver um artista global se manifestar para que possamos começar a pensar sobre o assunto.

Salvadores não virão ao nosso encontro...ainda assim temos que nos manifestar de alguma forma. E que seja assim, virtualmente...a internet, pelo menos, nos deu a liberdade, que nenhum outro veículo de informação, permitiu até hoje: a de reagir aos absurdos de um estado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...