"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Miseráveis sim, mas "semos sustentáveis"

Este texto é da Iara, do blog Síndrome de mim mesma, onde a autora opina sobre a questão da reciclagem X catadores. Nas mesma linha que já abordei tantas vezes por aqui. O Brasil parece querer confete, quando exibe orgulhoso, seus índices de reciclagem, esquecendo completamente, que esse alto índice, refelete diretamente o trabalho escravo de uma nação de homens e mulheres, em estado de pobreza e miséria, que para a sociedade não existem, simplesmente porque há tempos já se tornaram invisíveis para as classes dominantes e mais abastadas.
Segue:


Como Cuba o Brasil começa a se isolar e acreditar em uma realidade que todos garantem existir . O Brasil virou o país das mil maravilhas concretizadas, o sonho que se realizou .

Hoje no jornal saiu que somos o primeiro país do mundo em reciclagem, reciclando quase 96% do nosso consumo de latinhas e chegando a um bom número no plástico.

Seria para comemorar se fôssemos civilizados e tivéssemos centros de coleta e reciclagem .Um país de primeiro mundo tem seus centros, onde as pessoas levam e separam seu lixo, muitas vezes já separado em lixos específicos. Isso sim seria para comemorar .

Mas por que somos campeões de reciclagem ? Porque temos um exército de dois milhões de moradores de ruas . Sem casa, sem abrigos, sem ajuda de ninguém, essas pessoas catam latinhas e plásticos para reciclar e poder comprar alguma coisa para comer ou uma bebida .É um exército que não custa nada ao Estado, não recebe nada e trabalha de sol a sol, juntando kilos para poder receber centavos .

É isso que o Brasil comemora ? Um recorde de reciclagem a custa da miséria humana, do trabalho de milhões de pessoas que não tem nem onde morar ? Que país pode comemorar reciclar umas malditas latas a custa da fome das pessoas, do frio, do calor, do abandono, pessoas que podem cair na rua e ninguém ajuda, nem a ambulância pega.

Mas somos o número um de reciclagem ! Sim e somos o número três em moradores de ruas, que viram os lixos muitas vezes atrás de comida e acabam juntando as latinhas.

Isso não é para comemorar .É triste . A classe média comemora, adora uma cerveja e agora se sente feliz de saber que não causa danos a natureza .Mas tem pessoas morando na rua . Ah,mas isso não é problema da classe média, o foco deles é a sustentabilidade .

Um país de miseráveis servindo os mais ricos .Um exército nas ruas de dois milhões limpando o lixo gerado pela classe baixa, média e alta .

Esse é o país que comemora tudo, sem pensar no custo humano . O país do futuro que virou presente, o país que acredita que latas recicladas são mais importantes que dar as pessoas seus direitos, o direito a uma moradia digna, uma vida digna . O Brasil sustentável .

Mas tem dois milhões de pessoas dormindo na rua ! Mas quem tem a ver com isso? O que as pessoas querem é a sensação de reciclar suas latas e consumir mais. Já faz tempo que se perdeu no Brasil a noção da vida humana, do que é um ser humano . As latinhas estão sendo recicladas e o Brasil dá uma lição ao mundo de reciclagem . Na propaganda quase cubana, é isso que importa, é isso que pesa .Qual o custo de ter dois milhões de pessoas catando comida no lixo e latas ? Isso não interessa, esse número ninguém quer ver , isso não eleva o Brasil a rei da reciclagem. Tudo se recicla neste país , a que preço ? Não interessa. Podemos ser miseráveis, esconder um exército de moradores de ruas, mas somos sustentáveis .É isso que importa na propaganda.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...