"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O meio e o ambiente

Há muitas definições e interpretações para o significado de meio ambiente. O errado neste caso é associar o termo apenas ao que é verde e natural. O meio ambiente não se restringe a natureza, representa qualquer ambiente do planeta e sua relação com so demais seres vivos.

Partindo deste conceito, tendo como "meio"  partes iguais e como  ambiente, qualquer habitat, meio ambiente deveria significar o equilíbrio que deveria existir entre os ambientes, tanto os naturais, quanto os artificiais, criados pelo homem. E portanto, ambientalistas, são todos aqueles que lutam e desejam um mundo equilibrado, que seja bom o suficiente para as pessoas e para a natureza.

Porque para mim é claro, estamos todos interligados. Somos dependentes da natureza e com ela temos responsabilidades. O homem não é um capítulo isolado neste mundo, mas faz parte dele. Não deve agir como o dono legal, mas sim como apenas mais uma das tantas espécies habitantes.

Por esse motivo, quero esclarecer, que como ambientalista que sou, não defendo apenas florestas e animais em extinção. Defendo a vida, seja ela qual for.

Acredito que a maioria dos que se consideram ambientalistas, não defendem a natureza e subjugam os humanos. Mas sim a harmonização do planeta. Todas as espécies rumando juntas para uma evolução realmente sustentável.

Os leigos e os criminosos ambientais, querem colocar os ambientalistas como insanos hippies, que preferem voltar a pré-história a aceitar o progresso - progresso definido por eles, que fique claro.

E isso é no mínimo rídiculo. Não queremos voltar a idade da pedra, queremos respeito à vida. Justiça aos homens e paz no planeta.

Chegamos a um ponto alto de nossa espécie...e é exatamente por isso que já passou da hora de assumirmos realmente nossa parcela de responsabilidade neste planeta.

Se pensarmos que a grande avassaladora maioria das descobertas e invenções que mudou nosso presente e futuro, são frutos da guerra - de todas as guerras, de guerras que não páram de acontecer - fica bastante óbvio que estamos no caminho errado.

Será que para melhorar a qualidade de vida de uma minoria - já que quem lucra e usufrui o que de melhor há no mundo, está sempre no topo da pirâmide social - precisamos de soldados cumprindo ordens descabidas e matando civis inocentes, que nada tem a ver com as escolhas tortas de seus representantes?

Hoje temos condições claras para mudar o rumo que o planeta vem tomando, guiado pelos interesses particulares de uma minoria muito, mas muuuito rica. E enquanto estas pessoas estiverem no poder, a massa será enganada e os ambientalistas tratados como os dementes que querem voltar a pré-história e só defendem golfinhos, sem se preocupar com as pessoas. Pessoas...a razão que move o mundo.

Este blog, tem uma característica SÓCIOAMBIENTAL, o que significa que para mim valem tanto o ser-humano, quanto qualquer outro animal. E não me venha com esse papinho de que o ser-humano é a imagem e semelhança de Deus...porque se fosse assim eu nem acreditaria nesse Deus...um Deus com características humanas? Não, obrigada!

Se desejássemos o bem da natureza e o mau do ser-humano, estaríamos simplesmente copiando o modelo que adotam políticos e empresários. Eles oprimem e escravizam o homem, enquanto dizimam a natureza. Estaríamos fazendo a mesma coisa...e não é nosso caso. Não o da maioria de nós.

E eu quero o equilíbrio. Do natural com o artificial. Das pessoas com os animais. Dos prédios com as árvores. Todos podemos e devemos coexistir, interligados. É assim que deve ser. Ninguém deve sair prejudicado por respeitar a natureza e ninguém deve sair milionário por destruí-la.

Quero uma economia mais justa e verdadeira. Quero menos poder e menos dinheiro centralizados e mais gente com a barriga cheia. Quero árvores frondosas em cada rua asfaltada. Quero reservas intocadas e um ar mais puro para respirar. Quero igualdade para os homens e justiça. Quero união e sustentabilidade. Quero a simplicidade. Quero que todos aprendam que para viver, de fato, precisamos de pouco...e quem não consegue viver mais leve, deve começar a aprender.

A humanidade depende da natureza. E a natureza depende de uma humanidade justa e correta para continuar existindo.  

Segue abaixo, o desenho do Miguel, de 10 anos.



Esse é o significado de meio ambiente para o Miguel. Morro escavado, árvores pegando fogo, ruas alagadas. O Miguel, apesar de ter apenas 10 anos consegue fazer a ligação de meio ambiente, com os distintos ambientes terrestres e incluindo também o ser-humano. O mais legal é que ele dá a sentença, devida, aos exploradores: quem corta três árvores deve replantar seis.

Apesar do desenho representar tão fielmente o cenário ambiental, na verdade é bastante triste uma criança ter essa noção tão exata e real do mundo. O mundo dele já é tão cinza quanto o nosso. Não há pássaros voando felizes, nem árvores frondosas, há apenas a constatação óbvia do que estamos fazendo com o planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meio = Metade???, não nesse sentido! Meio ambiente, "Meio" onde transitamos onde vivemos = habitat, a legislação criou esse termo porém especialistas utilizam apenas Ambiente, pois meio ambiente é redundância.
Meio não é metade... (nesse sentido)

É cada uma .....

Mariana MT disse...

Obrigada, Anônimo, por seu esclarecimento. Fiz ajustes que achei adequados, mas continuo interpretando o meio, como equilíbrio. Porque como vc mesmo falou, apesar do termo ter sido criado por especialistas, é redundante e portanto pode dar margem a interpretações variadas. Essa é a minha.
Da próxima vez pode deixar seu nome, sr. especialista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...