"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Obras, por todos os lados...

...há obras em tudo o que eu vejo...


Antes fossem flores...mas não são, muito pelo contrário. Há cimento cobrindo minha cidade inteira a todo instante. O Brasil certamente é o país das obras. Absolutamente tudo as justificam: geração de empregos, progresso, melhoria de locomoção, assistência a população e por ai vai...

Como já cansei de mencionar aqui, minha cidade adora uma boa obra. E este ano elas estiveram em alta. A cidade virou um inferno, primeiro com as alterações do sistema de esgoto feitas pela Sabesp. Tardiamente, é óbvio. Só no Brasil, primeiro se constróem altíssimos edifícios para depois quebrarem tudo novamente, modificando o esquema de tratamento de esgoto.

As obras da Sabesp tornaram a cidade um inferno, para motoristas, ciclistas e pedestres.E até para os trabalhadores, os debaixo da pirâmide do capitalismo, sabe? Aqueles que fazem muuuitas hoas extras para conseguir ganhar um salário beeem meia boca. As contas de água atuais, já dobraram seu valor, porque para variar a conta para o cidadão chega antes. Pagamos mais caro, mas os esgotos continuam jorrando uma água imunda e fétida, estão espalhados por toda a orla e enporcalham ainda mais nossa praia.


foto extraída do blog De olho em Praia Grande
 A Sabesp já começou a arrecadar mais e agora é a vez da Prefeitura. Toda a avenida principal da cidade foi reformada. Vivemos num inferno e a população ainda agradece. A cilclovia foi construída no meio das duas vias o que faz com que todos os carros necessitem percorrer vários outros quarteirões a mais, porque não poderão cruzar a ciclovia para entrar na rua em que desejam. Sustentabilidade, pero no mucho.

Mais trabalhadores suando a camisa de verdade, enquanto o povo encontra o progresso e a prefeitura e empreiteras enchem os bolsos.

Com essa obra, muitas majestosas árvores foram simplesmente assassinadas. Mas tudo bem, porque há mais de 3 anos ouvi de um servidor público da secretaria do meio ambiente, que a prefeitura começaria a plantar árvores nativas nas ruas da cidade. E eu continuo esperando, sentada, é lógico.

Enquanto isso a cidade continua oferecendo apenas uma biblioteca para uma população de mais de 250 mil habitantes. É nessa hora que devo agradecer a falta de interesse das pessoas por livros?

Além de continuar marginalizando os moradores da chamada terceira zona. Em muitos bairros ainda não há túneis de ligação entre estes bairros periféricos com o lado mais abastado da cidade. Quem vem a pé só pode cruzar a rodovia pelas poucas passarelas...e quem está de carro, tem que rodar vários kilometros para achar o retorno mais próximo.

E nessa postagem eu nem vou mencionar os gigantes edifícios, da cidade, onde existem mais caçambas do que árvores nas calçadas.


Parece realmente que o progresso está chegando aqui...sinto que muito em breve...eu terei que me mudar...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...