"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Portinho - Praia Grande

O Portinho é uma atração turística em Praia Grande, às margens do Mar Pequeno, repleto de árvores, próximo a Avenidade Ayrton Senna, onde fica o Portal de entrada da cidade.


Há dezenas de quiosques com churrasqueiras e um restaurante para o público. Como não sou nada fã de churrasco e prefiro a minha comida, não utilizo o espaço para botar fogo em carvão e tostar a carne. Fazemos pic nics, normalmente. No chão, embaixo de uma árvore. Ainda não conheci crianças que não gostem de passeios desse tipo.

Por lá também há um parquinho onde os pequenos podem se esbaldar. Além de um campo de futebol e a escolinha de remo e vela.

Há atividades de pesca e passeios de barco, por um preço que eu considero salgado.

Mas o motivo da postagem é o de divulgar o Museu da Mata Atlântica, sediado dentro do Portinho.

A entrada é gratuíta e há um estagiário em Biologia para acompanhar os visitantes e esclarecer dúvidas.

Além do Museu, funciona o Núcleo de Educação Ambiental, formado por profissionais que atuam nesse setor. Esse núcleo oferece cursos, também gratuitos, onde qualquer pessoa pode se inscrever. Dentre os cursos oferecidos estão os de horta em garrafa pet, artesanato com recicláveis, brinquedos com material reciclável, etc. Os cursos variam e é necessário ligar ou ir pessoalmente para se inscrever.

Também há um viveiro de mudas, onde o visitante pode descobrir, por exemplo, que o pé de alface, também floresce.

(As mudas não podem ser levadas pelos visitantes - infelizmente - são doadas apenas para trabalhos ligados a educação ambiental em escolas e/ ou outros projetos).

logo na entrada uma ilustração sobre a importância das árvores


para adoraradores da Mata Atlântic como eu

algumas espécies de cobras, encontradas pela polícia ambiental, pescadores ou turistas por diversos motivos
parte dos ossos de uma baleia, encontrada na praia, no final dos anos 80, que eu acompanhei a remoção na época, ao lado do meu avô.

carretel de fio repaginado numa das oficinas oferecidas



Endereço: Rua Paulo Sérgio Garcia, 18531 - Tude Bastos (Sítio do Campo)
Telefone do Núcleo de Educação Ambiental: (13) 3496-5357

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...